O Governo do Estado de São Paulo, ao instalar a Fatec na cidade de Matão, trará muitos benefícios, tanto para os alunos, quanto para a sociedade em que este aluno está inserido. Abaixo elencaremos os principais motivos e justificativas para a implantação da Unidade Fatec Matão no município de Matão:

Um Curso Superior traz benefícios para o aluno e para a sociedade, como a empregabilidade. Afinal, em época de instabilidade econômica, quem possui um diploma acaba tendo mais chances de se manter empregado ou de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, se comparado àqueles que não possuem um Certificado de nível superior.

Um levantamento feito entre 2015 e 2016 pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) – do Ministério do Trabalho – apontou a taxa de criação de vagas entre os diversos níveis de escolaridade. As vagas que exigiam nível superior cresceram 1,46%, enquanto a taxa das vagas disponíveis para pessoas menos escolarizadas decresceu: -12,39% para pessoas com Ensino Fundamental completo e -3,06% para quem concluiu somente o Ensino Médio. Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o desemprego afeta mais os trabalhadores sem nível superior. A taxa de desemprego para aqueles que não concluíram o Ensino Médio chegou a 20%, contra 6,2% para os trabalhadores com Ensino Superior, considerando o índice de desemprego no Brasil de 11,8% (dados referentes ao último trimestre de 2017).

Outro benefício é a melhoria na renda, pois ao mesmo tempo que o nível escolar influencia no acesso ao mercado de trabalho, também contribui para o aumento da renda das pessoas. Resumidamente, trabalhadores com nível superior ganham até três vezes mais do que aqueles que somente concluíram o Ensino Médio. Uma pesquisa do IBGE em 2016 revelou que trabalhadores com Ensino Superior completo tinham rendimento médio mensal de R$ 5.507,82, enquanto aqueles sem nível superior recebiam R$ 1.866,89, em média. Em termos de salários-mínimos, o pessoal sem nível superior recebeu, em média, 2,1 salários-mínimos e o pessoal com diploma, 6,3 salários-mínimos.

Outro ponto é o crescimento como cidadão, pois cursar Ensino Superior também traz ganhos à vida pessoal, uma vez que são trabalhadas competências como inclusão, valores éticos e democráticos, responsabilidade social, sustentabilidade, atividades científicas e de extensão. Todas essas competências são essenciais e na maioria das vezes, em um processo de seleção, são diferenciais. Também se destaca a possibilidade de se especializar: após cursar o Ensino Superior, o aluno pode se aprimorar em uma determinada área do conhecimento, de acordo com o curso concluído no Ensino Superior. Este ingresso aumenta significativamente as chances de entrar e/ou permanecer no mercado de trabalho, com salários mais atrativos.