Conheça o Curso

Vagas: 40 (Noturno)
Duração: 6 semestres
Ingresso: Vestibular

O curso de Análise de Processos Agroindustriais, concentra sua atenção nas oportunidades de melhoria e digitalização da etapa industrial de diferentes cadeias produtivas, com ênfase natural naquelas com destaque em Matão e região.

O curso foi elaborado com as seguintes premissas de estrutura:

• 7 trilhas de formação: Projetos Desenvolvidos nas Empresas, Processos Agroindustriais; Modelos de Análise de Dados; Agronegócio; Gestão; Tecnologias Digitais e Inglês.
• O primeiro semestre é dedicado às disciplinas introdutórias orientadas a nivelar os alunos e proporcionar um panorama completo dos tópicos que compõem o curso, e as oportunidades para o profissional formado.
• A trilha de Projetos Integradores é flexível, com a expectativa de envolver alunos de diferentes fases do curso em projetos com temas propostos pelas empresas da região.
• As trilhas de Tecnologias Digitais e Língua Estrangeira terão carga horária de 40 horas por disciplina e serão preferencialmente (e quando possível) ministradas à distância.
• As demais trilhas, presenciais, são compostas por disciplinas com carga horária de 80 horas, dispostas em duas sessões de 1h40 por semana.


O Curso Superior de Tecnologia em Análise de Processos Agroindustriais objetiva a formação de um profissional capaz de compreender, modelar e propor ações para otimizar diferentes processos na agroindústria. No contexto tecnológico atual, o profissional precisa ser capaz de utilizar tecnologias digitais avançadas para obter e analisar dados e possuir competências relacionais e de gestão para executar projetos e participar efetivamente de equipes multifuncionais.

O Analista de Processos Agroindustriais gerencia os processos agroindustriais, analisando e definindo métodos e processos de fabricação e trabalho. O profissional atua em iniciativas que tragam inovação aos processos, interagindo com os envolvidos para redesenhar processos existentes, trazendo princípios de automação industrial e tecnologia da informação, trabalhando como um conciliador entre a produção, automação e informática. O Analista de Processos propõe ações na linha de produção e implanta conceito de fábricas inteligentes, implantando conceito de manufatura avançada, além de auxiliar na tomada de decisão por meio de tecnologias digitais e inteligência de negócios.

O Analista de Processos Agroindustriais pode atuar na gestão de indústrias e agroindústrias, em empresas de gerenciamento e análise de dados, em empresas que atuem na automação industrial e manufatura avançada, além de ser empreendedor e gerenciar seu próprio negócio, prestando consultoria na área industrial.