Enfrentamos atualmente grandes desafios. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a população mundial aumentará em mais de dois bilhões de pessoas até 2050 e temos a obrigação de sermos capazes de garantir melhores condições de vida para mais pessoas, especialmente nos campos da saúde, alimentação e saneamento básico. Então, é imprescindível proporcionar uma educação adequada para que as novas gerações possam se integrar aos mercados em constante evolução.
Além disso, a automatização e as mudanças tecnológicas podem dificultar ainda mais o acesso ao emprego para os trabalhadores pouco qualificados. Nesse contexto, ao sair do Ensino Médio, o aluno se depara com muitas questões angustiantes. Como seguirei com meus estudos? Como alavancarei minha carreira? Conseguirei um bom emprego? Terei oportunidades? São estas as principais perguntas num momento incerto e preocupante. Muitas dessas perguntas são decorrentes de pressão da sociedade e até mesmo da própria família.
No Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza (CPS) – gestor das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – desenvolve um trabalho muito importante por meio do Ensino Público Superior. Podemos considerar que Matão é privilegiada, pois, desde fevereiro de 2019, conta com a Fatec, uma instituição de Ensino Superior gratuito. Com essa conquista, os cidadãos matonenses passam a fazer parte dos 19,6% da população brasileira com oportunidades concretas de cursar uma faculdade pública de nível superior.